Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

29 de jan de 2011

[Cobertura] Semana Nacional do Quadrinho - Fim


Belém, data estelar... (Cheguei um pouco tarde neste dia, devido a uma chuva implacável e a falta de luz nos semáforos de meu bairro, que causou um engarrafamento quilométrico.)



Chega de enrolação, após um lindo banho de chuva, eu cheguei ao meu destino o CENTUR.
Cheguei um pouco tarde, já estava no final da palestra do meu amigo Alan Yango, (desculpa Yago perdi sua palestra) fui direto ao Stand do Yagoverso, e ganhei/comprei meu exemplar do O Poderoso Maximus, HQ já comentada aqui no blog.


Alan Yango autor de O Poderoso Maximus



Mas o legal é que vocês não sabem com quem eu entrei no CENTUR, ele mesmo o nosso mestre Joe Bennet, então tirei logo uma foto com ele (Ele estava com pressa para sua palestra).

Áudio da palestra do Joe Bennett.







Nos falamos de varios assuntos um deles foi sobre a dura vida de um desenhista, claro que também sobre mangás, mas muitos ficaram tristes com as declarações sobre o futuro artístico de muitas pessoas aqui no Brasil. Ele até comentou sobre sua mudança de nome, pois o nome real de Joe Bennet é Benedito José Nascimento, eu já sabia, mas não quiz comentar na hora. Agora você deve esta se perguntando o por que da mudança de nome, por um simples motivo, o preconceito que passavam os desenhistas brasileiros.


O Joe explicou o processo detalhado da produção de uma revista e até os criterios de teste para você entrar nesse mercado, mas ele deu logo o seu aviso: "Ser quadrinhista e uma profissão desgastante, você passa o dia só zinho em sua casa, com aquela estranha sensação de ter um "chefe" 24horas lhe monitorando". E para você que deseja entrar nesse ramo, o mercado Brasil-America é muito amplos nos quesitos Desenhista (Arte e Pintura) e Arte Finalistas, mas o ramo de roteirista se torna muito complexo, já que e muito "difícil" (Opinião de Joe) um brasileiro se adequar a forma de escrita America e visse-versa.


Mas Joe revelou um lado negro desta profissão, "É uma profissão desgastante, solitária e ingrata onde você e tudo e ao mesmo tempo nada". Você deve esta se perguntando: Se essa profissão e tão difícil e ingrata. O por que de segui-la? Eu fiz exatamente esta pergunta.


A resposta foi a mais firme o possível: "Sonho dês de meus 8 anos de idade em ser um grande desenhista, eu faço meu trabalho com prazer", outra coisa que me chamou bastante atenção, apesar dele já ter comentado comigo em conversas anteriores, mas me surpreendo ate hoje com essa opinião, quando foi perguntado sobre os heróis da infância dele, ao invés de falar Batman,Superman e Thor, ele simplesmente falou: "Não são fã de nenhum deles, mas sim do desenhista por trais dessas obras".




Sobre perspectiva, o passado, o futuro e muitas outras coisas, só que um dos assuntos que mais chamou à atenção foi sobre o seu futuro projeto de uma Escola de Treinamento de Desenhistas, isso mesmo, ele está com a idéia pioneira de fazer a primeira escola de desenho voltado para HQs de Belém.

Foi uma conversa muito construtiva, cheio de comedia e perguntas muito interessantes, rolou até um comovente abraço com uma fã.


Uma caricatura feita por um Fã de Bennett.

Vale a pena escutar esse áudio.

Então veio a entrega dos certificados, e Joe Bennett entregou vários certificados e como brinde um desenho atrás de cada um.

Muita emoção para um dia só.

Uma pequena obra de arte.

Eu emoldurava o certificado, mas com o Batman para frente.

Meus Parabéns.





Também teve a premiação dos melhores trabalhos.

Parabéns pelo ótimo trabalho.(Ainda recebeu um elogio do próprio Joe Bennett)

Essa será um páreo duro no próximo torneio da Nippo.

Depois que o evento terminou pude conversar com meus amigos desenhistas... Mentiraa...nos fomos lanchar..

Alan; Alan, então é essa suas outras habilidades com as mãos.
(Descobri recentemente que eu ia sempre na casa de um rapaz que mora a uma quadra de Alan)

Grupo Catarse.

Hora de comer.

Fotos dos organizadores e comida.

Eu já estava de sadia quando fui convidado de novo (Comer de Graça!) para a área dos camarins (Ser imprensa tem suas vantagens), lá pude pegar o contato de Joe Bannett (Hu Hu só não poderei postar aqui, já que ele me fez prometer não divulgar e nem falar para ninguém [Essa é a segunda vez] )

Depois de eliminarmos a fome.

Eu fui me reunir de novo com Joe, mas ele já estava sendo escravizado por um grupo de crianças para fazer desenhos por R$ 1.00 (Era só uma brincadeira), então aconteceu uma pequena reunião de imprensa e tive a oportunidade de escutar um pequeno comentário sobre o novo projeto do Joe, mas ele não confirmou nenhum titulo. (Por motivos contratuais)

Uma obra de arte por R$ 1,00

Joe, não explore as crianças.

Grupo Catarse.

Para finalizar as fotos, uma linda caricatura.

Igualzinho o Joe.

No após essa reunião, eu recebi uma pequena proposta para ser um dos colaboradores do site Ponto Zero.


*Acabei perdendo a palestra de Joe Bennett na saraiva por causa de um pequeno problema.


Então para finalizar.

Muito obrigado a todos pela colaboração.

Grupo Yagoverso


Cíntia Imbiriba


Joe Bannett

Claro que não esqueci o grupo organizador:

Grupo Catarse.

Mande seu Portfólio para a Equipe que trabalha com Joe pelo email:
Jackjadson@gmail.com
(A pedido de Joe mande seu trabalho em qualidade boa 2~3mbs)


Contato com o grupo Catarse:

Adbgomes@yahoo.com.br
Claudio.adriano@yahoo.com.br
santassuncao@gmail.com


___________________________________________________________________________________


Só por curiosidade:


Pagina na web que contem trabalhos de Bennet:
http://www.comic-art-ink.com/

Biografia de Joe Bennet:

DC

MARVEL

Outras publicações

  • Supreme #26-28, 30, 33-39, 41, Annual #1 (Image, 1995-97)

0 comentários:

Postar um comentário

Muito Obrigado pela colaboração ao nosso blog.
Agradeço muito o seu comentário.
Se puder ajude a divulga-lo e segui-lo.
Tatsu Animes Agradece