Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

23 de fev de 2011

[J- Cult] Curiosidades sobre o Bonzai

A arte do Bonsai

http://www.japaoemfoco.com/wp-content/uploads/2010/06/bonsai1.jpg

O que é um bonsai?
A palavra bonsai é vinda do japonês, e significa “árvore em bandeja”. De outra forma, podemos dizer que é uma árvore ou arbusto, com dimensões reduzidas, plantado em um vaso de pequena profundidade. Basicamente, o bonsai é uma réplica artística de uma árvore natural em miniatura, representando a arte viva da união de arte, agrotécnicas e tempo.
Origem:
Ao contrário do que muitos imaginam, há fortes indícios de que a arte do bonsai se iniciou na China, e não no Japão, onde a técnica foi mais difundida.
Definição:
inicialmente, não há qualquer regra relacionada à produção de bonsais, mas com o surgimento de concursos, vendas e leilões, várias classificações surgiram. Mas para alguém que cultiva de forma amadora, essas classificações pouco importam. Mas apresentaremos alguns dos estilos definidos.
Difundimento:
O cultivo de bonsais se tornou um hobby não só no Oriente, nos últimos 20 anos, a técnica ocupou o mundo todo. O cultivo comercial hoje gera muita receita em todo o mundo, sendo que os bonsais mais antigos e bem moldados chegam a altíssimos valores no mercado. Esse interesse pelo cultivo e comércio do bonsai vem crescendo junto a outras artes orientais que vem sendo muito valorizadas nos últimos anos.
Estilos:
Com o difundimento da técnica, foram dividios alguns estilos básicos de bonsai.Existem bonsais de diversos tamanhos, dentre eles, estão os:
bonsai
- menores de 15cm: chamados de mame.
- de 15 a 30cm: considerados pequenos.
- de 30 a 60cm: considerados médios.
- acima de 60cm: considerados grandes.

Há na natureza várias formas que caracterizam cada árvore. Essas formas são imitadas no bonsai, para reproduzir as formas naturais.



Dentre esses estilos estão:
Chokan: Estilo ereto formal. Árvore com tronco reto, que vai diminuindo de espessura gradualmente, da base ao ápice. Os ramos devem ser simétricos e bem balanceados.
Moyogi: Estilo ereto informal. Tronco sinuoso, inclinando-se em mais de uma direção à medida que progride para o ápice. A árvore deve dar a impressão de um movimento gracioso.
Shakan: Estilo inclinado. Tronco reto ou ligeiramente sinuoso, inclinando-se predominantemente em uma direção.
Kengai: Estilo cascata. A árvore se dirige para fora da lateral do vaso e então se movimenta para baixo, na direção da base do vaso, ultrapassando a borda do mesmo. Os vasos nesse estilo são estreitos e profundos.
Han-kengai: Estilo semi-cascata. Semelhante ao anterior, com a árvore se dirigindo para fora da lateral do vaso, mas não segue para a base do vaso.
Fukinagashi: Varrido pelo vento. Árvore com ramo e tronco inclinados como que moldados pela força do vento.
http://www.japaoemfoco.com/wp-content/uploads/2010/06/bonsai.jpg
Na realidade, quase todas as árvores e arbustos podem ser usadas para se fazer um bonsai. Mas as melhores candidatas são aquelas árvores ou arbustos que possuem pequenas folhas e pequenos galhos, sendo naturalmente densas e compactas. Essas características ajudam a criar uma melhor ilusão de escala, tornando a planta mais proporcional. O formato do tronco e galhos do bonsai pode ser modelado através da aramação (colocação de arames). Os arames são colocados e mantidos por um ano ou mais, ou até que os galhos já tenham se estabilizado no formato.
http://www.japaoemfoco.com/wp-content/uploads/2010/06/bonsaii-300x281.jpg
Dicas:
Para iniciarmos os tratos em um bonsai verdadeiro, isso pode levar anos. Para que a pessoa possa treinar esses tratos, podemos utilizar plantas de rápido crescimento, como suculentas, em vasos grandes, podando-as e modelando-as com arames. Apesar de podermos plantar nosso bonsai começando pelas sementes, que podem ser coletadas ou compradas, o meio mais comum e recomendável para se fazer um bonsai é através da compra de uma muda em um viveiro confiável.
Como escolher a muda?
Escolha uma muda de tamanho em torno de 15 a 20 cm de atura, com tronco forte e relativamente espesso, verificando sempre a ausência de doenças e ferimentos no tronco da planta. A espécie e muda a ser utilizada deve ser escolhida de acordo com o tipo e forma do bonsai que você deseja fazer.

Exemplos de bonsai:
Algumas boas espécies para bonsai são: Pinheiro-japonês, mini-romã, cerejeira, jabuticaba, Jequitibá, pitanga e azaléa como o bonsai da foto logo abaixo.
http://www.japaoemfoco.com/wp-content/uploads/2010/06/AzaleaBonsai.jpg

5 comentários:

O PESSOAL PODIA DIVULGAR A ARTE,,,EU CULTIVO BONSAI DESDE 2005,,,,MOREI NO RIO E COMECEI LÁ,,,ESTOU EM BELÉM,,,E QUASE NINGUÉM CONHECE A ARTE DE VERDADE.

ESSE COMENTÁ RIO AÍ EM CIMA É DE,,,ALAIN ROGÉRIO,,,MSN:VICEDO3C@HOTMAIL.COM

TEM ESSA COMUNIDADE AÍ,,ENTREM

http://www.orkut.com/Community?cmm=107659639&hl=pt-BR

sou apaixonada por essas mini árvores sou louca pra ter uma.São lindas

A questão de tamanho variar de 30 a 60cm é uma boa curiosidade.Todo mundo que pensa em bonsai só associa às minúsculas árvores.

Postar um comentário

Muito Obrigado pela colaboração ao nosso blog.
Agradeço muito o seu comentário.
Se puder ajude a divulga-lo e segui-lo.
Tatsu Animes Agradece