Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 de fev de 2011

[OTAKU] Aula Básica de Como Desenhar Mangá



Olá pessoal, me chamo Saito, sou o novo administrador do Tatsu Animes \(^0^)/ e esse é meu primeiro post *---*, estou aqui para ajudar vocês amantes de animes e mangás a se envolver ainda mais com seus personagens favoritos aprendendo a desenhá-los ^^, pois não há alegria maior que poder desenhar aquele personagem que você tanto ama, fazer histórias para mostrar aos seus amigos, e porque não CRIAR seus próprios personagens e suas próprias histórias ^^,por isso estou aqui hoje para passar a vocês um tutorial bem simples de como começar a desenvolver seu traço, iniciante ou aprimorar seu traço intermediário.
Bom gostaria de dizer antes de mais nada que ninguém nasce sabendo desenhar ou que pra isso você precisa de algum dom ou habilidade natural, QUALQUER pessoa pode aprender a desenhar, basta que tenha bastante paciência, dedicação, e gostar do que faz Tb ^^.

Bom, estes são alguns materiais básicos que você vai precisar:

-Lápis HB ou 2B /ou lapiseira 05 grafite HB (qualquer lápis Tb serve, mas lápis comuns marcam muito o papel e deixam o desenho sujo =\)
-Borracha Macia (faber castel é a melhor) ou uma borracha plástica, Mas pode ser aquela borrachinha que esfarela também.
-Folhas de Sulfite ou canson A3 (porque A3? Porque no A3 você desenvolve mais rápido os seus dons, sempre faça desenhos grandes do tamanho da folha toda)
-Régua Comum

1º Passo – Anatomia

Você tem que entender o esqueleto, para que serve e quando é usado.
O esqueleto na hora da construção do personagem é sempre usado, para lhe dar uma dimensão de tamanho e volume. Caso você não desenhe usando esqueleto é bom começar a treinar com ele, será sua melhor arma para a evolução.




Dicas de anatomia:
-A distancia de um olho pra outro é de exatamente um olho quando as pessoas estão de frente.
-O cotovelo vai até um pouco acima do umbigo.
-A orelha começa na altura da sobrancelha e acaba mais ou menos na altura do nariz.
-A mão começa na altura em que acaba a virilha.
-Se dobrar e levantar a perna, o joelho vai dar exatamente no ombro.
-O tamanho da perna é igual a da ante-perna, o mesmo ocorre com o braço e antebraço.
-Uma mulher tem em média o tamanho de 7 cabeças e meia, enquanto o homem de 8 cabeças e meia (mas isso depende muito do desenhista).

A anatomia e a proporção são a base de todo o desenho e do seu traço Tb, por isso treine-a bastante!!!

2º Passo – Poses

Desenvolver o que foi aprendido em posições diferentes, e não somente de frente estáticas.
Treine vários tipos de poses e movimentos, pois são elas que dão vida e movimento ao seu personagem.
Abaixo estão alguns modelos em que você pode se basear:




3º Passo – Roupas

Aprender a desenhar roupas, para seus personagens não ficarem sempre peladões xD.
Roupas são um pouco mais complexas de se desenhar, pois dependendo da roupa elas podem ter vários vincos, dobras, acessórios e outras coisas que só de pensar já da preguiça ^^’, mas tudo vai depender do tipo de personagem, da história, do cenário e da época, por isso pesquise muito bem o tipo de roupa que você deseja usar ou o tipo de roupa que seu personagem favorito usa.



4º Passo – Cenário

Aprender a desenvolver cenários para enriquecer ainda mais a sua história =).

Cenários a primeira vista parecem ser algo difícil e cansativo de se fazer, principalmente para iniciantes, mas tudo é uma questão de adaptação, quando você se acostuma e pega o jeito, você vê que não é nenhum bicho de sete cabeças ^^.

-Primeiro defina uma linha do horizonte na folha e siga dela a dimensão para criar o seu cenário.
-Depois faça riscos simples (por ex: pausinhos) para cima onde ficarão árvores, circulos onde ficarão arbustos ou pedras.
-E por final, comece a dar volume, comece a detalhar as pedras, árvores e arbustos etc.. E finalize com caneta preta ou lápis de cor.




5º Passo – Animais e Monstros

Aprenda a desenhar dragões, animais místicos, cavalos etc.
Para desenha animais e monstros só tem um jeito... Pesquisando ^^’
Procure fotos de animais no Google ou em outros mangás e comece a treinar do mesmo jeito que os outros personagens comuns.









Pronto você já aprendeu o básico para se desenhar mangá \o/, agora não esqueça: se tiver dificuldades no começo, não desanime, pois é assim mesmo ^^, com o tempo vc se adapta melhor e vai gradativamente melhorando seu traço.E Tb não tenha vergonha de copiar, pois a cópia é muito importante para o desenvolvimento do traço, mesmo que lhe digam “Ah! Mas isso não foi você quem fez! Você só copiou o desenho do outro” isso não é verdade!!! Pois cada desenho é único, e nenhuma pessoa desenha totalmente igual à outra, você PRECISA copiar para que vá se acostumando a desenhar e Tb para que você descubra o seu próprio estilo, pois foi como eu disse no inicio da matéria, ninguém nasce sabendo desenhar, você treina e se dedica até ficar bom, assim como em qualquer outro oficio, e Tb lembre-se, desenhar é uma arte, algo que você faz para se sentir bem =) então... Let’s Draw \(^0^)/ !!!.


3 comentários:

Postar um comentário

Muito Obrigado pela colaboração ao nosso blog.
Agradeço muito o seu comentário.
Se puder ajude a divulga-lo e segui-lo.
Tatsu Animes Agradece